Tempo de leitura: 1 minuto

Ao falar em Análise do comportamento logo associamos ao psicólogo Skinner, Behaviorismo e tudo aquilo que um ser vivo sente, produz, faz ou pensa. O comportamento “diferenciado” de uma pessoa com autismo é um dos primeiros alertas em que ficamos atentos para a presença do transtorno. Os movimentos estereotipados, os gritos e risos aparentemente “sem motivo”, a ausência de intenção em iniciar e manter relações de socialização, a ausência da fala, tudo isso é observado na análise do comportamento, assim como quais as condições ambientais e relacionais em que a pessoa em questão está inserida. Em que condições um comportamento está acontecendo, qual seu motivo e em que contexto o comportamento ocorre. Tudo é comportamento nos seres humanos.

Quando estamos insatisfeitos, muitas vezes o comportamento condena, as palavras tentam amenizar o sentimento que contradiz a ação. Diferentes locais nos proporcionam diferentes comportamentos, assim como as pessoas e o nosso tom de voz é um sinal, e até ousaria dizer, um reflexo de como estamos nos sentindo ou encarando uma situação. Analisar o comportamento das pessoas muitas vezes nos dá retornos mais verdadeiros do que ouvi-las, pois, milhares de vezes elas falam o que precisam ou o que o outro quer ouvir e não o que sentem. Já observando o comportamento podemos ter respostas mais sinceras, até porque, hoje em dia muitas pessoas não aceitam sinceridade ou pontos de vista diferente, logo, é melhor analisar o comportamento alheio.

Muitos autistas são não verbais e através do seu comportamento conseguimos respostas, eles têm dificuldade para mentir ou fazer de conta (o lúdico não é a “praia” deles), são bons no que se propõe a fazer e observam tudo que acontece ao redor. Já pessoas típicas precisam de uma “mãozinha” para serem acessadas na sua essência, pois muitas vezes seguir as regras que a sociedade impõe dá um desgaste enfadonho, cansaço este que autistas muitas vezes não possuem, pois por não as seguirem a risca são consideradas diferentes.

O comportamento é uma transformação que ocorre no ser humano (que nos referimos agora) em uma interação com o meio, e acontece a todo o momento. As ações possuem um antecedente e vão gerar uma consequência, logo, nenhum comportamento acontece do “nada” o que precisamos é aprender, quando tivermos interesse, a observar qual ação proporcionou a reação. 

Juliana Bitencourt

 

Compartilhe também no:

A Pressão dos Profissionais nas Corporações Modernas e a Gestão de Trump

Artigo anterior

Brigada Militar recupera dois veículos e criminosos são presos em Guaporé e Serafina Corrêa

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Colunas