Tempo de leitura: 1 minuto
Tinha que ser emocionante e com requintes de dramaticidade a partida que confirmou a Associação Serafinense de Futsal (ASF), de Serafina Corrêa, na decisão do Gauchão de Futsal Série B e garantiu no sábado, dia 16 de novembro, a vaga para a elite do futsal gaúcho em 2025. Diante de uma praça esportiva completamente lotada e uma festa jamais vista no Ginásio Irceu Antônio Gasparin, os comandados do técnico Tiago Bernardi entraram para a história do salonismo na “Cidade Simpatia” ao vencer, na prorrogação, pelo placar de 1×0, a AGSL, de São Luiz Gonzaga. No tempo normal, empate em 4×4 buscado pelos donos da casa nos minutos finais. Há tempos a “Azurra”, com projeto sólido e contagiante na comunidade, buscava estar entre os melhores.
“O momento é esperado há quatro/cinco anos na ASF. Sempre trabalhamos para isso acontecer. Nos últimos dois anos, caímos no jogo do acesso e nesse, com uma baita campanha, trouxemos a decisão para casa. A comunidade serafinense merece a Série A”, disse o presidente da ASF, Pedro Grando.
Sofrido, mas valeu
Nas defesas do goleiro Diego, na raça do fixo Godoy e na genialidade dos alas Ceará, Alcides e na determinação de cada um dos jogadores a ASF fez uma partida quase perfeita diante da AGSL. Não fossem alguns momentos de apagão na etapa complementar, o acesso seria “mais fácil” e “menos dramático” pelo que apresentou nos 20 minutos iniciais. Ceará, no começo do espetáculo, abriu o marcador. Os visitantes empataram com gol contra de Vitão. Aos gritos de “ASF, ASF, ASF…” os serafinenses foram para cima e Araçá colocou novamente o time na frente. Alcides ampliou. O 3×1 deu tranquilidade. Na volta do intervalo, a AGSL logo descontou com Juninho, empatou com Lobo e, faltando cinco minutos, virou com Rhian. Utilizando goleiro-linha, a ASF, com apoio das arquibancadas, igualou o escore com o ala Menor. O empate levou a decisão para o tempo extra. E a ASF não deu chances. Coube ao ala Alcides, o gol que garantiu o acesso e a presença na final.
O comandante da “Azurra” afirmou que o “querer” e o “nunca pensar em desistir” foram determinantes para confirmar o objetivo traçado pela diretoria, comissão técnica e grupo de jogadores no começo da temporada.
“A comunidade merece. Mesmo com dificuldades no jogo, a torcida pegou junto. Tivemos resiliência para ultrapassar as dificuldades e é o merecimento do trabalho de um ano. Agradecer a Deus, à minha família, à direção da ASF e ao grupo de atletas”, disse o técnico Tiago.
Decisão
A ASF buscará fazer história no Gauchão de Futsal Série B em duas partidas que prometem ser emocionantes. O duelo será contra o ACE/Filtradores, de Bom Princípio, que eliminou nas semifinais o Tapejara Futsal. Os confrontos estão marcados para os sábados, dias 23 e 30 de novembro, a partir das 20 horas, com o primeiro jogo em Serafina Corrêa e o segundo na casa do adversário. As duas equipes garantiram os acessos para a elite do futsal gaúcho em 2025 e irão se juntar com os 18 participantes que disputaram a edição deste ano.
Gauchão de Futsal Série B
Semifinais – Volta
ASF 4 x 4 AGSL
Prorrogação: 1×0 para a ASF
ACE/Filtradores 6 x 3 Tapejara Futsal
Prorrogação: 4×0 para a ACE/Filtradores
Final
Sábado, dia 23 de novembro, em Serafina Corrêa
20 horas – ASF x ACE/Filtradores
Sábado, dia 30 de novembro, em Bom Princípio
20 horas – ACE/Filtradores x ASF
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM