Tempo de leitura: 1 minuto

Mais de 400 pessoas de cerca de 35 municípios participaram, nesta quarta-feira (10/04), em Não-Me-Toque, da terceira edição do Chá no Horto, promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e Cotrijal. O evento objetiva ser uma extensão e uma oportunidade para o público conferir os temas trabalhados pela Extensão Rural e Social no Horto de Plantas Bioativas, durante a Expodireto Cotrijal.

Por meio da metodologia de Dia de Campo, os grupos participaram de quatro estações. Produção de plantas e mudas foi o tema abordado pelas extensionistas Rosa Favaretto Cecchin e Jucéli Müller. Já as extensionistas Sônia Reginato de Oliveira e Odete Fink, falaram sobre a Roda das Sensações, que trabalhou as relações das plantas bioativas com os cinco sentidos, visão, olfato, paladar, audição e tato. Já em um dos quiosques do Horto, Diógenes Fracasso e Teresinha Ana Berwian, também extensionistas, apresentaram a aromaterapia, com ênfase na cadeia produtiva das plantas, na extração dos hidrolatos e dos óleos essenciais e nos cuidados de uso.

Como não poderia faltar, saúde, bem-estar e autocuidado foram temas abordados também, pelas extensionistas Doriana Miotto e Giancarla Ottoni Passos. Além da conversa sobre assuntos ligados ao tema, os participantes puderam fazer uma prática de respiração e compressa de camomila nos olhos.

Participaram da abertura o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Lima, o gerente do Parque da Expodireto, Luciano Moraes, o gerente regional e a adjunta da Emater/RS-Ascar, Dartanhã Vecchi e Rozimeri Galante, e a assistente técnica regional Doriana Miotto, além da equipe de extensionistas envolvida no evento.

Além de muitas informações e experiências, os visitantes levaram para casa folders técnicos, o Jornal da Emater/RS, mudas de plantas, hidrolatos e outros mimos, além de terem finalizado o encontro com um chá, lanches e água saborizada.

Para Regina Vieira Nunes, do município de Marau, o evento foi maravilhoso e de muito aprendizado. “Se tiver novamente eu estarei aqui de novo”, disse. Também, para a professora do município de Palmeira das Missões, Cleide Brizolla Cenci, foi uma excelente experiência. “Nós já temos, na escola Polivalente, um espaço do chá e hoje a gente veio agregar mais conhecimentos para voltar e desenvolver esse trabalho com os alunos. Foi um evento maravilhoso. A Emater está de parabéns”, avaliou Cleide.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo

Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

 

Compartilhe também no:

GUAPORÉ | Dois projetos aprovados em sessão da Câmara de Vereadores

Artigo anterior

CCR ViaSul divulga cronograma semanal de obras

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.