O médico do setor público desempenha um papel vital na promoção da saúde e no bem-estar da população, fornecendo cuidados acessíveis e de qualidade, prevenindo doenças, diagnosticando e tratando condições médicas, e respondendo a emergências de saúde pública. Seu trabalho é essencial para garantir que todos tenham acesso aos cuidados de saúde de que precisam, independentemente de sua situação financeira ou social.
Importante confirmar isso, porque nas unidades públicas de saúde, apesar de estar disponível a todos, independente de situação econômica, às famílias mais carentes tem apenas este caminho. Um local onde as pessoas chegam fragilizadas, na esperança de resolverem seus problemas de saúde. Neste momento, tão importante quanto um diagnóstico correto é o bom atendimento prestado pelo médico.
Embora o conteúdo exato da promessa na formatura dos médicos possa variar de acordo com a instituição e a tradição, geralmente ela aborda valores fundamentais da prática médica, como empatia, integridade, compaixão, respeito pela vida humana e dedicação ao bem-estar dos pacientes. Esta profissional em especial, tem levado isso muito à sério.
Apesar de manter seu consultório particular, esta médica deixa muito clara a sua paixão pelo trabalho promovido em repartições públicas. E esta paixão tem refletido no nível de satisfação das pessoas com o atendimento ofertado.
Natural de Ilópolis, filha de uma família de origem humilde, lutou muito para conquistar o sonho de ser médica. Formou-se com bolsa do ProUni na Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, iniciou a carreira atuando em Capão da Canoa e posteriormente veio para Arvorezinha, assumindo a unidade Sentinela, montada para atender pessoas com a Covid. Atualmente é médica na Unidade Básica de Saúde Leonir Bonumette Fornari. Ainda é pós-graduanda em Medicina do Trabalho e Medicina Funcional Integrativa.
Sua dedicação e profissionalismo em prol da saúde pública de Arvorezinha a traz ao Troféu Imprensa 2024. Convidamos para que receba a honraria, a médica Jéssica Dallazem.