Tempo de leitura: 1 minuto

O Espaço de Inovação do Agro da Expoagro Afubra, cuja programação e atividades têm como tema geral ‘Educação, cultura, trabalho, renda e tecnologia’, novamente terá, entre as atrações, a exposição das pesquisas escolares da XIV Mostra Científica Verde é Vida/Etapa Sul-Brasileira. Neste ano, serão 16 trabalhos expostos na Arena Verde é Vida (veja lista no final do texto). São pesquisas científicas selecionadas nas etapas escolar, regional e estadual, envolvendo escolas parceiras do Verde é Vida nos três estados do Sul do Brasil.

A proposta da mostra, conforme o coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes, é apresentar os trabalhos finalistas, que passaram pelas três seleções e chegaram até a Etapa Sul-Brasileira. Assim, na 22ª Expoagro Afubra é possível conferir estudos sobre compostagem, geoprodutos, destinação do lixo, proteção do solo, inseticidas caseiros, reciclagem, aquecimento com energia solar, meliponicultura, uso de plantas medicinais e educação do campo, entre outros.

Além disso, o Verde é Vida está promovendo o III Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural, no dia 20 de março, quarta-feira, pela manhã e à tarde. “Teremos seis painéis apresentados por escolas parceiras com as temáticas: Bolsa de Sementes, Coleta de Óleo Saturado, Grupos Ambientais, Pesquisa Científica, Microempresa Escolar (MEE) e Projeto NasceVida”, conta Fernandes. No total, serão 18 painelistas apresentando os trabalhos desenvolvidos pelos seus educandários. “Os temas abordados nesses painéis correspondem aos resultados obtidos pelas escolas em suas atividades durante o ano de 2023, que serão apresentados e debatidos durante o fórum”, adianta o coordenador pedagógico do Verde é Vida.

E a novidade do Espaço de Inovação do Agro para a 22ª Expoagro Afubra é a Arena Robótica Verde é Vida, que reunirá, em um projeto piloto, clubes de robótica com demonstrações dos seus trabalhos e participação nas competições. “Serão quatro campeonatos, um em cada dia da feira, com competições entre as equipes participantes e divulgação dos vencedores do campeonato do dia”, explica José Leon. A programação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul/RS e escolas estaduais, municipais e particulares.

 

Agende-se:

20 de março (quarta-feira)

10h e 13h – III Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural (Arena 1)

 

19, 20, 21 e 22 de março

13h – Campeonatos de Robótica (Arena Robótica)

 

Todos os dias, das 8h às 18h

– XIV Mostra Científica Verde É Vida/Etapa Sul-Brasileira (Arena Verde é Vida)

– Exposição de Robótica (Arena Robótica)

 

Pesquisas da Mostra Sul-Brasileira Verde é Vida:

– Compostagem: destino ecologicamente correto dos resíduos orgânicos – EMEB Adolpho Sebastiany – Sobradinho/RS

– Produção de geoproduto com morango – EMEF Alberto Pasqualini – Agudo/RS

– Óleo para que te quero? – EM Marciano de Carvalho – Pien/PR

– Ecoturismo em Jacinto Machado – EMEB José Francisco de Aguiar

– Os reflexos do meu desperdício – EM Frei Silvano – Água Doce/SC

– Proteção do solo por meio do cultivo de plantas de cobertura – EMEF Antonio Curi – Cristal/RS

– Inseticidas caseiros à base de eucalipto citriodora – EMEF Balduíno Thomaz Brixner – Arroio do Tigre/RS

– Reduzir, reutilizar reciclar – ERM José de Lima – Rio Negro/PR

– Cenoura e suas peculiaridades – EMEF Cardeal Leme – Santa Cruz do Sul/RS

– Aquecimento com energia solar térmica – EMEF Carlos Altermann – Paraíso do Sul/RS

– Meliponicultura – Uma alternativa viável – EMEF Felipe Becker – Santa Cruz do Sul/RS

– As águas do Rio Batalha – CEP Curt Hamm – Ituporanga/SC

– O uso de plantas medicinais no combate da ansiedade – EMEF Jacob Rech Segundo – Arroio do Tigre/RS

– Semana da alternância: valorizando a educação do campo – EMEF Nossa S. de Fátima – Cachoeira do Sul/RS

– Reutilizar para preservar – EMEF Olavo Bilac – Rio Pardo/RS

– Bio Guava – Tintura fitoterápica e pomada cicatrizante de compostos da goiaba-serrana – EEB Ruth Lebarbechon – Água Doce/SC

 

 

Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2024

Texto: Jorn. Cristina Severgnini (MTB/RS 9231)

Fotos: Arquivo/Afubra

Tags: Expoagro AfubraDiversificaçãoVerde é VidaEducação

Compartilhe também no:

Lixo da Expoagro Afubra tem destino correto

Artigo anterior

ENCANTADO | Câmara de Vereadores realiza homenagens no Dia da Mulher

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.