Tempo de leitura: 1 minuto
Tendo em vista os últimos acontecimentos em relação à falta d’água na Comunidade de Santa Lúcia, a Administração Municipal de Alto Alegre, juntamente com a Secretaria de Agricultura, vêm a público esclarecer:
O poço artesiano da Santa Lúcia vêm apresentando dificuldades para conseguir levar água para os habitantes dessa comunidade. A Prefeitura está acompanhando de perto a situação e fazendo o possível para regularizá-la. Infelizmente a estiagem traz prejuízos para o abastecimento de água, assim como para as plantações e para os animais, como de conhecimento geral. O Decreto de Emergência foi estabelecido para que a administração municipal possa angariar recursos mais facilmente para amenizar problemas como este, embora não resolva, pois um decreto municipal não tem o poder sobre a natureza de fazer chover.
Como medida para que a população tenha água para suas atividades essenciais, a equipe da prefeitura foi até a comunidade, conversou com diversas pessoas e optou por restringir a distribuição de água a noite. Porém no último sábado, dia 8 de janeiro, diversas autoridades foram até o local e determinaram que esta medida não seria necessária. Dentre os presentes estiveram o Prefeito Avelino Salvadori e o Vereador Joarez Santos, juntamente com a empresa H2O Assistência Técnica de Poços de Ibirubá, que presta assistência para a Prefeitura de Alto Alegre.
Na ocasião, a Empresa veio para analisar a situação e, se necessário, para perfurar outro poço imediatamente. Porém após a colocação de mais 4 metros de cano para aprofundar o alcance de coleta de água neste poço, a água jorrou com abundância não havendo a necessidade imediata de perfuração. Mesmo assim, a administração municipal está agilizando a documentação e em breve iniciará a perfuração de um novo poço, visto que o problema nesta comunidade é histórico.
Amanhã, terça-feira, dia 11 de janeiro de 2022, o Prefeito Avelino Salvadori, o Presidente da Câmara de Vereadores Joarez Santos e o Procurador Jurídico Simão Parizoto, irão até Porto Alegre participar de uma audiência com a Secretária Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Silvana Covatti, em busca de recursos para a perfuração e reforma de poços, projetos de irrigação, cisternas e açudes.
A estiagem que vivemos hoje é terrível e impõe sobre todos nós de Alto Alegre situações as quais não gostaríamos de estar vivenciando. O racionamento d’água não é uma medida boa e confortável, mas é fundamental para que a comunidade continue tendo água para as atividades essenciais. É hora de solidariedade, o abastecimento de todos depende do comprometimento de cada um, pois um vizinho que desperdiça água ou não segue o que foi estabelecido para todos, prejudica o coletivo.
A Vigilância Sanitária ressalta que a água do poço artesiano é voltada ao consumo e às necessidades humanas, não devendo ser utilizado para abastecimento animal, principalmente em épocas de estiagem como essa. Caso algum produtor esteja enfrentando dificuldades relacionadas a dessedentação animal, deve procurar imediatamente a Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria Municipal de Obras do Interior, que estão preparadas para atender a demanda de abertura de fontes, açudes ou em último caso transportar água.
A situação é difícil para todos e não há meios para resolver todos os problemas da estiagem, pois só a chuva poderá nos trazer tranquilidade. A Prefeitura trabalha sempre fazendo o possível para que todos tenham o que é essencial e está inteiramente à disposição para esclarecimentos e para ajudar no que for possível. Mas a garantia de que não faltará água depende da colaboração de todos, economizando, não desperdiçando e utilizando o recurso hídrico para o que for mais essencial.
Por meio desta nota de esclarecimento, reiteramos o compromisso da administração municipal para com os munícipes e informamos que não estamos contendo esforços para que todos tenham acesso à ´água.
FONTE: Prefeitura de Alto Alegre