Tempo de leitura: 1 minuto
A população fontourense mais uma vez une-se em oração em prol de uma pessoa especial para o município de Fontoura Xavier. A Doutora Carla Marise Evora Silva Lima de Quadros sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC), na noite de terça-feira (18).
O fato aconteceu quando após Carla chegar do seu terceiro turno de trabalho e plantão COVID em Soledade por volta das 22h,  foi encontrada desorientada nas escadas de sua residência pelo marido.  Imediatamente foi atendida e encaminha a Passo Fundo.
Carla, atende Fontoura Xavier desde 2017 e estava sendo peça fundamental ao enfrentamento da COVID-19.
De acordo com informações de uma de suas melhores amigas, Jocimara Bernardete Casanova, o quadro dela inspira cuidados especiais. Ainda encontra-se em coma induzido e a equipe médica aguarda novos exames para retirar a sedação. Na tarde desta quarta-feira, ela passou com sinais vitais estáveis e reagiu bem a arteriografia.
Jocimara, destaca o quanto Carla é importante para a comunidade em que ela atende e sente pelo ocorrido. “Tenho certeza que ela sairá dessa. Está sendo um misto de sentimentos. Lágrimas e sorrisos pois a gente viveu muita coisa e tem muito para viver. Como ela sempre dizia: “tu sabe que a nossa amizade causa inveja, mas por que é de verdade”. Falar de alguém tão especial como a Dra Carla poderia ficar horas falando. Eu sei que ela vai sair dessa firme e forte por que  já guerreira. Não tem quem não goste dela, ser humano ímpar, que está sempre pronta pra atender e ajudar a todos. Estamos todos em oração pela sua recuperação. Logo ela vai estar bem a fazendo o que mais ama exercendo a medicina”, finalizou a melhor amiga.
O QUE É O AVC? 

O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral. Entre as causas dessas ocorrências, estão a malformação arterial cerebral (aneurisma), hipertensão arterial, cardiopatia, tromboembolia (bloqueio da artéria pulmonar).

TIPOS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Acidente vascular cerebral isquêmico – é causado pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, o que causa a falta de circulação vascular na região. O acidente vascular isquêmico é responsável por 85% dos casos de acidente vascular cerebral.

Acidente vascular cerebral hemorrágico – acontece quando um vaso se rompe espontaneamente e há extravasamento de sangue para o interior do cérebro. Este tipo de AVC está mais ligado a quadros de hipertensão arterial.

SINAIS E SINTOMAS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

É importante prestar atenção aos sintomas para saber identificar um AVC e procurar ajuda médica o mais rápido possível. Quanto mais cedo forem tratados o acidente vascular cerebral isquêmico e o acidente vascular cerebral hemorrágico, melhores são os prognósticos do paciente. Então, fique atento se você ou alguém próximo apresentar algum dos seguintes sinais sintomas:

  • Fraqueza de um lado do corpo;
  • Dificuldade para falar;
  • Perda de visão;
  • Perda da sensibilidade de um lado do corpo;
  • Alterações motoras;
  • Paralisia de um lado do corpo;
  • Distúrbio de linguagem;
  • Distúrbio sensitivo
  • Alteração no nível de consciência.

COMO DIMINUIR O RISCO DE TER UM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Em alguns casos, o AVC pode ser prevenido. Mas, para isso, é importante conhecer os fatores de risco que aumentam as chances de o paciente sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico ou um acidente vascular cerebral hemorrágico.

Estilo de vida –  sedentarismo, má alimentação, sobrepeso, obesidade, tabagismo, uso de drogas e excesso de bebidas alcoólicas.

Problemas de saúde – entre eles, é possível citar as altas taxas de colesterol no sangue, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

Todos os hábitos de vida que aumentam os riscos de acontecer um acidente vascular cerebral podem ser mudados. Mas, nem todos os problemas de saúde que aumentam os riscos podem ser evitados. Por outro lado, maus hábitos de vida também podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde que têm potencial de desencadear um AVC. Então, veja o que fazer para diminuir o risco de ter um acidente vascular cerebral:

  • Controle o colesterol – é imprescindível reduzir a quantidade de alimentos ricos em gordura ruim, aquela que se deposita nos vasos sanguíneos, conhecida como LDL. Em alguns casos, a dieta não é o bastante para reduzir os níveis dessas substâncias, sendo necessário o uso de medicamentos.
  • Controle o peso – mantenha o peso saudável para a sua idade, altura e biotipo e evite o acúmulo de excesso de gordura no corpo. Procure um médico para saber qual é o seu peso ideal e o que fazer para eliminar o excesso de gordura de forma que não prejudique a sua saúde.
  • Controle a pressão arterial – além da dieta, uma boa forma de reduzir a pressão arterial é adotando a prática de exercícios físicos. Mas, antes de começar, faça uma avaliação médica. Também é importante evitar bebidas alcoólicas e o consumo exagerado de sódio.
  • Não fume – diversos estudos mostram que o tabaco aumenta consideravelmente as chances de um acidente vascular cerebral.
  • Não use drogas – drogas ilícitas, como a cocaína, alteram drasticamente o fluxo sanguíneo no organismo, o que pode provocar um AVC.

Alguns tratamentos anticoncepcionais podem favorecer o surgimento de AVC, principalmente em mulheres fumantes, com hipertensão arterial, ou que sofram de enxaqueca. Por isso, é importante consultar um médico para que ele avalie o caso e discuta com a paciente o melhor método para não engravidar.

 

 Escrito por: Clic News

Compartilhe também no:
Page Up Solutions

IPVA 2022 pode ser parcelado em seis vezes

Artigo anterior

Produção de erva-mate registra perda de 30%

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.