Tempo de leitura: 1 minuto

O Município de Itapuca decretou na manhã de hoje, 07, Situação de Emergência devido à Estiagem, aguardando agora, a homologação Estadual.

“Estamos enfrentando um longo período de escassez hídrica, com volumes pluviométricos muito abaixo das médias históricas para a região, fato este que teve seu início em 10 de outubro de 2021, se prolongando até os dias de hoje, com tendências ainda para agravamento futuro”, comenta o Prefeito Marcos José Scorsatto, e continua, “o Poder Público Municipal disponibiliza todos os recursos materiais e humanos de forma a mitigar os prejuízos e danos decorrentes da estiagem, mas necessitamos buscar auxílio para a população atingida através dos programas desenvolvidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, como a renegociação de dívidas do PRONAF e o PROAGRO, necessitamos também, que todos colaborem e economizem água, pois a situação ainda vai piorar”.

Os levantamentos feitos pela Secretaria de Agricultura e Emater apontam que esta situação anormal, causada pela estiagem prolongada, afetou de forma direta a economia do município. “São expressivos os prejuízos decorrentes da estiagem, nas culturas de milho, soja, fumo e na produção da bacia leiteira, além da escassez de água que é sentida fortemente na zona rural, pois açudes, córregos e riachos estão com níveis de água bem abaixo do normal, já se faz necessário o transporte de água para o consumo humano e de animais. Finaliza o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Filipe Caproski.

 

 

Compartilhe também no:
Page Up Solutions

ARVOREZINHA | Cumprimento de mandado de prisão

Artigo anterior

Autoridades alertam para “alto risco” de rompimento de barragem em Minas

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.