Tendo em vista a quantidade de animais mortos em vias públicas e em propriedades privadas no município e o agravante ambiental causado por conta disto, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, desenvolveu programa voltado para o recolhimento destes animais.
O projeto que foi elaborado com embasamento na Defesa Sanitária do Estado e aprovado pelo Legislativo Municipal, já está em execução e teve o primeiro recolhimento realizado na quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022. A ação visa contribuir para o controle de zoonoses e diminuir a contaminação do solo e dos lençóis freáticos devido a decomposição de animais mortos.
O Secretário Rodrigo Marcon e a Fiscal Ambiental Fabíola Fragoneze, junto com a Inspetoria Veterinária Municipal, estiveram acompanhando o trabalho realizado pela Empresa Lucomp Compostagem, em Nova Bassano, vencedora do processo licitatório e responsável pela destinação dos animais mortos em Serafina Corrêa.
“A destinação inadequada destes animais pode causar sérios problemas para a comunidade, como a disseminação de doenças para pessoas e animais. Mensalmente há mortalidade de aproximadamente 20 animais, sendo aves, suínos, equinos, bovinos, ovinos, entre outros. Com este novo projeto, vamos solucionar este problema em Serafina Corrêa” – finaliza o Secretário Marcon.
Governo Municipal
Serafina Corrêa – Terra de oportunidades.
Texto: Tatiana Moreschi
Foto: Secretaria de Agricultura