Tempo de leitura: 1 minuto
Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o “Abril Azul” tem o objetivo conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dados mostram que uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA, caracterizada pela dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos, entre outras.
Na Escola Especial Sementes do Amanhã, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Guaporé, mais de 20 crianças do município e da região recebem atendimento especial, adequado e regrado de muito carinho e amor dos profissionais. Para comemorar o mês, especialmente o dia 2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a diretoria da APAE, juntamente com o grupo Te Acolhe, proporcionou uma confraternização que envolveu as crianças com TEA e seus familiares/responsáveis.
Momentos de recreação, com diversos brinquedos como cama elástica, castelo inflável, piscina de bolinha, entre outros, fizeram a alegria de todos. Sorrisos nos rostos, gargalhadas, interação e, principalmente, a aproximação com os familiares fizeram parte da festividade realizada no ginásio de esportes do educandário.
“É com afeto, atenção e, principalmente, entendendo os movimentos de cada pessoa com autismo que vamos conseguir proporcionar uma vida melhor a eles. Seus familiares têm um papel importante na mudança. Só eles sabem o tamanho dos obstáculos apresentados e os anseios das crianças por um lugar na sociedade. Momentos como esse de confraternização são de extrema importância, assim como devemos ampliar as informações, discutir, apresentar, realizar encontros e planejar atividades em diversos locais. Temos que mostrar que, muito além das limitações, os autistas possuem muitos potenciais e estes devem ser desenvolvidos, construindo ambientes acolhedores e sem barreiras”, disse Susana Grassi, diretora da APAE, contando com apoio nas atividades e no desenvolvimento das ações junto aos autistas do assistente social, Luciano Ecco.
Ao longo das atividades, todos os participantes foram brindados com um coquetel compartilhado. Os doces e salgados, além das bebidas, foram levados pelas crianças e seus familiares/responsáveis.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Compartilhe também no:

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Artigo anterior

Leite se reúne com presidente do Vêneto, na Itália, para discutir parceria

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.